PAPÉIS DE ÁLVARO MINEIRO (1886-?)
Arca abandonada numa casa (em Malaqueijo) que esteve a deteriorar-se, também abandonada, até que houve a decisão de a demolir. Chovia dentro de casa e muitas coisas estragaram-se, mas esta arca tinha miraculosamente protegido cerca de uma centena de livros, periódicos e outros papéis. Agradeço a Jorge Figueiredo, o empreiteiro encarregado das obras, ter trazido para o EPHEMERA a arca com os livros e os papéis que, noutras circusntâncias, teriam sido deitados ao lixo.
1886
1904-1912
Registo de nascimento.
1912
1913
Director do jornal A Mosca da Chamusca.
1914
Posse de admnistrador do concelho da Chamusca.
- Sessão de 19 de Janeiro de 1914
- O Sr. Carlos Amaro:—Ao assunto de que vai ocupar-se já há dias se referiu o Sr. Francisco Cruz, mas não é demais insistir nele.
- Trata-se da nomeação do administrador substituto da Chamusca.
- Não é o momento.de dizer se o protesto da Câmara da Chamusca, feito em telegrama, é inteiramente justo ou não, mas o que é absolutamente verdade é que esse administrador é uma criatura que tem a antipatia da população daquela vila. .Mas, admitindo mesmo que ele iosse um modelo de virtudes, não lhe parece que a escolha fosse acertada.
- O Sr. governador civil naturalmente desconhecia os factos, e não sabia talvez que essa terra atribui a esse administrador toda uma época de luta, de desgostos e desastres que tem caído sobre aquela população, que, até a proclamação da República, era uma terra de paz e sossego.
- Nada mais. dirá sobre o assunto, pois quero simplesmente varrer a sua testada e deixar bem expresso que, se por acaso se derem conflitos e complicações nessa terra, elas não são provocadas pela população, mas resultantes da nomeação desse administrador.
- Fica prevenido o Governo das consequências que possam advir do facto de entregar a autoridade a uma criatura a quem se atribuem tais qualidades.
- O discurso será puhlicado na íntegra quando o orador restituir as notas taquigráficas.
- O Sr. José Montez : — Vai também referir-se á nomeação do administrador substituto da Chamusca.
- 11
- O administrador substituto da Chamusca é o Sr. Álvaro Mineiro, o factor de todas as desordens e embaraços que tem perturbado a vida daquela vila.
- O Sr. Francisco Cruz já numa das anteriores sessões reclamou contra essa nomeação, que nada justifica.
- O Sr. Álvaro Mineiro, que foi nomeado administrador substituto, está processado na Golegã por crime de homicídio voluntário, e seria curioso revelar à Câmara o que em volta desse processo se tem urdido, mas por agora simplesmente dirá que esse indivíduo goza duma protecção extraordinária, e tão extraordinária que, dizendo a lei que só podem ser nomeados para os cargos do registo civil os bacharéis cm direito ou, na sua falta, os secretários das câmara s, esse indivíduo está ilegalmente exercendo o cargo de oficial do registo civil na .Chamusca, a despeito de todos os protestos o reclamações que contra esse facto se apresentaram.
- Espera que o Sr. Ministro do Interior tome providencias no sentido de evitar as consequências graves que a entrada dessa autoridade, em exercício, podo determinar.
- O discurso será publicado na íntegra quando o orador restit.uir as notas taquigráicas.
- O Sr. Ministro do Interior (Rodrigo Rodrigues):— Infirmado do que disse o Sr. Deputado José Montez, declaro que o administrador que foi aqui visado por S. .Ex.a, foi proposto pelo governador civil.
- S. Ex.xl deve saber que os administradores de concelho são pessoas da confiança dos governadores civis.
- Todavia, vou inforniar-rne e procederei como de justiça.
- Debates Parlamentares
1916
Documentos maçónicos.
1917
1932
Morada em 1932.
Click here to edit.
Click here to edit.
FOTOGRAFIAS (por identificar).
CARIMBO
JORNAIS
LIVROS
(em construção)
(em construção)